A associação Juventude Marial Vicentina é o fruto de um desejo revelado por Maria em 1830 a Catarina Labouré, filha da caridade.
Tendo sido iniciados em Paris, nos colégios internos das filhas da caridade com o objectivo de ajudar a Juventude, o movimento foi crescendo e em 1847, 17 anos após o pedido de Nossa Senhora o Papa Pio IX reconheceu o esforço que se vinha a fazer e aprovou a associação com o nome de Associação da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem.
O movimento foi crescendo dentro de França e fora desta, levado pelas filhas da Caridade e pelos padres Vicentinos espalhados pelo mundo e existe hoje nos 5 continentes.
JMV é um modo de ser cristão hoje, na Igreja rejuvenescida e enriquecida pela diversidade dos carismas que o Espírito Santo vai suscitando através dos tempos.
O nosso objectivo é:Educar na Fé e na vida de oração os seus membros; suscitar o espírito missionário e o apostolado em favor dos Pobres, vítimas da pobreza espiritual e material especialmente jovens; preparar os membros para colaborarem no seio da Igreja e da sociedade com os agentes da pastoral; trabalhar na promoção dos seus associados e na ajuda à melhoria da sociedade.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quem é São Vicente de Paulo?

Vicente nasceu em 1581, em Pouy, sul da França, numa família de pobres camponeses. Na infância foi pastor de ovelhas e porcos.
            A pedido do pai foi estudar na cidade de Dax. Aos 19 anos é ordenado sacerdote, sonhando chegar a ocupar uma posição social vantajosa. Mas os planos de Deus não eram os de Vicente.
            Alguns anos mais tarde é capelão da Rainha Margarida.
            Aos poucos Vicente começa a descobrir o caminho dos pobres e esquece de seus planos de ser rico e importante. Inicia o caminho da conversão.
            Após doze anos de padre, pela primeira vez entra em contato com a pastoral, como pároco. Uma vez compreendendo os planos de Deus e em resposta às necessidades dos pobres de seu tempo, Vicente empreende várias fundações:

  • Confrarias da Caridade – 08 de dezembro de 1617
  • Congregação da Missão – 25 de janeiro de 1625
  • Filhas da Caridade – 29 de novembro de 1633
  • Formação do Clero, Seminários...
        O Padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660 com fama de santidade.
Foi canonizado em 1737 e declarado, pelo Papa, como patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.

Nenhum comentário:

Postar um comentário